quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Lasanha de Carne com Batata

Esta receita foi baseada no blog Rainhas do Lar o qual apresentava esta atractiva lasanha de carne com batata e beringela! O que mais me cativou foi o facto da lasanha ter batata, isto porque prefiro batata 'a massa. Na minha opiniao, fica mais caseiro e recheado de sabor. Tambem alterei, um outro aspecto: utilizei peito de frango cortado aos cubinhos, porque nao aprecio muito carne moida.

Entao a receitinha que eu segui foi a seguinte:

1. Lava-se e fatia-se a beringela na vertical (uma foi suficiente para todo o tabuleiro). Colocam-se as fatias da beringela em agua fria com sal por 30minutos para que todo o amargo saia (ate se pode ver que a agua muda de cor). Apos esse tempo enxugam-se com papel de cozinha e fritam-se em azeite.

2. Entretanto prepara-se a carne que neste caso, fiz um refogado de peitos de frango aos cubos. Acrescenta-se sal, pimenta, louro, alho, salsa. E aqui esta o belo do refogadinho:

3. Prepara-se o molho bechamel com manteiga, farinha e leite. Mexer sempre ate ter a consistencia desejada adicionando mais ou menos leite.

4. Teem-se batatas descascadas que se cortam 'as rodelas para dispor no fundo do pirex. Por cima coloca-se a carne refogada, a seguir as fatias da beringela e mais uma camada de batata. Finalmente por cima coloca-se o molho bechamel e queijo ralado cubrindo bem todo o tabuleiro.

Pode ser acompanhado de salada ou brocolos cozidos:


Fica delicioso, light e abundante!

Creme de Macas Verdes



Esta receita encontrei-a numa revista portuguesa e pareceu-me bastante atractiva pela sua leveza. E nao me enganei! Nao tem muito acucar e esta repleta de vitaminas pelas macas verdes!

Os ingredientes sao os seguintes:


3 macas verdes (Granny Smith)


1 iogurte natural


1/2 pacote de gelatina em po


1 chavena de agua


4 colheres de sopa de acucar


2,5 dl de natas magras


missangas de chocolate q.b.



Em primeiro lugar lavam-se e cortam-se as macas aos pedacinhos com a casca.

Mistura-se o iogurte com o acucar numa taca ate este se dissolver e juntam-se as macas.

Dissolve-se a gelatina na chavena de agua e derrete-se em banho-maria. Adiciona-se ao preparado anterior.

Batem-se as natas ate obter chantilly cremoso e misturam-se tambem ao preparado envolvendo tudo cuidadosamente.

Coloca-se o creme numa taca grande ou em tacinhas individuais e leva-se ao frigorifico para ganhar consistencia.

Serve-se polvilhado de missangas de chocolate.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Manchester United vs. Newcastle

Este sabado o confronto foi entre os vermelhos e os riscados! A minha amiga mexicana K. convidou-me com 2 meses de antecedencia para depois do jogo irmos ver o Cristiano Ronaldo... Nao 'e que tenha admiracao por ele mas, porque ela pediu que se eu o chamasse com o meu sotaque portugues, o rapaz poderia dar mais atencao, aceitei de bom grado. Ate pensei que seria divertido!

No sabado 'a noite a vontade de por o pe na rua era pouca ou nenhuma... mas com um pouco de incentivo la fomos noses.

'As 7.30 em ponto como combinado encontro a minha amiga 'a entrada do estadio junto ao autocarro dos meninos vermelhos. Ai vem o jogador polaco Kuszczak, o Giggs, o Van der Sar e alguns outros... Apos uma hora de espera, nada de C. Ronaldo! Os segurancas fecham o perimetro quando ainda meia duzia de jogadores estavam no autocarro. E pensamos onde esta o "man"? Facto 'e que o menino endinheirado tinha-se pirado de carrinho com algum(a) amigo(a) pelas ruas de Newcastle! E nos 'a espera! Quer dizer, haja paciencia!

Percebo que se fosse em Portugal, talvez tivesse saido pela mesma porta que todos os outros, mas nesta cidade, num pais de hooligans, o craque tenha preferido uma saida discreta, longe de assobios e maldizer...

Fica para a proxima!

A unica foto que tenho foi mesmo esta:
Ahah fico contente de nao ter ido ver o jogo!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Natal RN Brasil - Parte II

Depois de muito penar na areia, finalmente chegamos ao que se pode chamar de porta de saida da praia! Deve dizer-se no entanto que naquela praia o mar tinha um ar selvagem, diferente do de Buzios e Natal...

Que contentes que ficamos por ver casinhas de madeira e tijolo junto ao caminho arenoso! Encontramos um grupo de jovens que por ali andavam e perguntamos se ainda faltava muito para apanhar a estrada! Disseram-nos que nao e perguntaram com muita calma: "Voces vieram da praia com essa motozinha?". Deviam ver as faces deles de espanto ao saber que tinhamos percorrido desde a balsa ate ali pela areia alagada com aquela "motozinha"!

Por fim encontramos a tao desejada estrada de alcatrao! E ai seguimos ate Natal com o sol ja a por-se! Diga-se de passagem que, de facto, se o nosso meio de transporte fosse um jipe, o melhor caminho seria mesmo aquele pela areia, mas nas nossas condicoes a escolha so foi boa pela experiencia aventurada que tivemos para mais tarde recordar... e rir as gargalhadas! ;o)

Uma vez em Natal resolvemos ainda ir visitar o Forte dos Reis Magos! Sim, 'e um monumento em forma de estrela que foi construido adivinhem por quem?.... pelos Portugueses! Exactamente, pelos nossos antepassados!

[E agora so aqui um aparte: eu da-me pena quando vejo os portugueses lamentarem-se do seu pais e como a vida lhes 'e negra (salvo seja)! Portugal continua a ser um pais lindo, inundado de sol que lhe da uma luz fantastica, calor, natureza verde e plantas belissimas, pessoas queridas e acolhedoras! Nao entendo como em geral, os portugueses se queixam por tudo e por nada! 'E certo que nao 'e a oitava maravilha e ha muita coisa que nao funciona por corrupcao de quem o governa! Mas se cada portugues der o seu melhor, ou seja, ter vontade de ser melhor o pais tem de andar para a frente. Para mim Portugal 'e um dos melhores paises para viver em termos de qualidade de vida (sim! qualidade de vida!), por varios motivos: 1. quem la vive nao esta tao susceptivel a depressoes como alguem que viva em Franca ou Suecia, pelos factores climatericos; 2. porque 'e um pais quente as doencas relacionadas ao frio tipo eczema, problemas de pele, respiratorios, osseos, etc nao sao tao frequentes; 3. maior numero de horas de claridade do sol, por ex.: quem mora no Reino Unido sabe que as 4horas da tarde em pleno Dezembro ja esta escuro como o breu, para nao falar que em certos lugares nem 1hora de luz se ve no inverno; 4. o facto de haver mais luz solar proporciona maior nivel de satisfacao, talvez isto explique porque os ingleses ou noruegueses teem uma imagem de serem fechados e dificeis de se lhe arrancar um sorriso no rosto... Por todas estas e tantas mais razoes um portugues nao deveria pensar que esta na cauda da Europa, mas sim num "jardim 'a beira mar plantado". Para mim qualidade de vida sao estas pequenas coisas que se transformam em gigantes. Para quem pensa que o sistema de saude e de educacao do Reino Unido por ex 'e perfeito, desengane-se! Na minha opiniao sao muitas vezes piores que os de Portugal! Coisas simples como pedir uma analise de sangue ou ver um especialista sao quase sempre negados nesse pais! Em termos de educacao as criancas inglesas nao querem saber se Franca faz parte da Europa ou se 'e uma provincia da Australia! Mas bom este seria outro topico de conversacao...].

Voltando ao forte dos Reis Magos, aqui esta ele:
Esta fortaleza foi desenhada em 1597 pelo padre jesuíta Gaspar de Samperes. Como se pode ver na imagem o forte tem a forma de um poligono estrelado, com o ângulo reentrante voltado para o Norte. A sua construccao ficou a cargo de Jeronimo de Albuquerque Maranhao.


Como se pode ver, por dentro este forte tem caracteristicas da construccao tipica portuguesa:

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_dos_Reis_Magos

Foi mandado construir para que as tropas portuguesas pudessem se defender contra piratas franceses que naquela altura procuravar traficar o pau-brasil no nordeste brasileiro. Assim, foram dadas ordens para que se construisse uma fortificacao ao Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, cujo nome era Manuel de Mascarenhas Homem.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Broas Castelares


Estas broas ficaram estilo caseiro! Optimas! E a farinha de milho com amendoa da um sabor especial! =)

Os ingredientes:

  • 500g de batata doce
  • 500g de amendoa picada
  • 400g de acucar
  • 250g de farinha de milho
  • 250g de farinha de trigo
  • 8 ovos
  • raspa de 1 laranja
  • raspa de 1 limao
Preparacao:
  1. Num tacho juntam-se o miolo de amendoa, o acucar e o pure de batata doce (previamente cozida) mexendo sempre ate ferver (simplesmente deixei que ficasse bem quente e os ingredientes bem ligados). Entretanto, misturam-se ambas as farinhas ao preparado mexendo bem ate cozer e se interligarem bem.
  2. De seguida deixa-se arrefecer um pouquinho. 'A parte batem-se os ovos com a raspa dos citrinos e acrescentam-se ao preparado anterior. Mais uma vez mexe-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar por mais um pouco. Verte-se entao a massa para um alguidar e deixa-se a repousar ate arrefecerem completamente.
  3. Numa superficie com farinha moldam-se as broinhas de forma oval e colocam-se num tabuleiro untado com manteiga. Pincelam-se as broas ja no tabuleiro com a gema de ovo. Levam-se a forno previamente bem quente (liguei-o a 250 graus cerca de 15minutos antes) ate dourarem.

Guten Appetit!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Casa Na Arvore em Kenton, NCL, UK


Este fim de semana encontramos este belo exemplo de construcao de casa numa arvore... Eu e o meu mano quando eramos pequeninos gostavamos muito de brincar na casa da arvore do nosso quintal. Que saudades!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Hoje foi dia de rosas vermelhas


Hoje entreguei um belo bouquet de flores brancas e vermelhas para uma amiga de seu marido, porque hoje comemoram seu aniversario de casamento! O bouquet estava lindo...

Natal RN Brasil - Parte I

Esta foto retrata fielmente uma das primeiras imagens que tivemos de Natal do aviao 'a aproximacao do aeroporto ha quase um ano atras. 'E de facto um lugar maravilhoso!


Natal e' localizado no estado do Rio Grande do Norte.


Podemos sentir um calor de cerca de 32 graus centigrados que nao variam muito ao longo do ano. O sol raiava por volta das 5h da manha locais e nao dava vontade de ficar na cama mas dar um grande salto para o belo do pequeno almoco recheado de fruta docinha: goiaba, melancia, melao, laranja, manga.... hummmm... que bom!


Depois ir ate 'a praia e tomar banho naquela agua quente! Vista do hotel Praia Azul Mar:

Durante o dia 'e possivel fazer passeios ate outras localidades como Pipa, Maracajau, Buzios, Tibau do Sul entre outros.


Um dos passeios que fizemos nos mesmos foi ate Pipa. E este revelou-se uma super aventura numa moto/scooter! Tinham-nos dito que seria "perto e fazia-se bem"! Ah sim, 'e para ja! Andamos pela BR (que e' como a estrada nacional) horas ate chegar a montes e vales onde a gasolina ja estava quase a acabar e nao havia meio de encontrar uma bomba de combustivel naquele "sertao"! Ja nao podiamos mais! Estavamos super quentes do calor, as pernas ja nao podiam estar mais em cima daquele "bicho".


A caminho de Pipa paramos para ver o maior cajueiro do mundo em Pirangi! Para quem nao sabe o cajueiro da um fruto que se parece com um pimento que e' doce e so da fruto no Verao. A castanha de caju e' aquilo que commumente chamamos de caju e e' o fruto seco que na realidade e' como o pe do fruto caju! Este cajueiro sofreu uma anormalia genetica e por isso seus ramos cresceram de maneira frenetica com uma extensao de 8,4 mil metros quadrados. A grande area verde desta imagem e' a do cajueiro:



Depois, fizemos uma paragenzinha tambem em Buzios, que tem uma bela praia com uma areia super fininha e o mar calminho:


Um pouco mais 'a frente (ja mais para para o interior), a corrente da mota saltou e por acaso passaram dois senhores de moto que tinham ferramentas que nos ajudaram a por a corrente de novo! Quisemos dar-lhes dinheiro pela ajuda, mas nao aceitaram. Aquelas pessoas sao mesmo afaveis! Muito queridas! Dissemos obrigada, valeu! e seguimos viagem! Passamos por uma lagoa onde se viam familias a tomar banho num lugar lindo! Parecia o paraiso! As familias pareciam ser bastante pobres mas se vissem a felicidade que eles tinham por estar ali todos juntos!? 'E fascinante!


Depois passamos numa pequena aldeia onde as casas eram muito basicas e as pessoas estavam a descansar nas redes de balouco... Numa rua ladrilhada um jovem tinha ao ombro o que me pareceu um pequenino marsupial com uma cauda comprida e felpuda! Que imagem fantastica!


Finalmente chegamos a Pipa e tivemos uma grande desilusao! Imaginem uma praia que parece quase virgem, com piscinas naturais, agua quente, rica em fauna e flora. Podiamos ver peixes nessas piscinas escavadas naturalmente na areia!.. Mas agora para ilustrar coloquem na vossa imagem um quadrado de betao, musica aos berros (tipo Kadoc) e pessoas a berrar e bebedas.... nao muito agradavel, pois nao?! 'E estes blocos de betao estavam em plena praia, na areia e lotados de gente "louca"...


Afinal, Pipa ficava a 80km de Natal ao contrario do que nos tinham dito, que era perto! Leva-me a crer que nocao de distancia deles deve ser bem diferente da nossa, com um pais tao grande como o Brasil viajar 200km deve ser como viajar 50km para nos portugueses.


De regresso perguntamos aos locais se a "balsa" (barco que transporta pessoas, carros, motos..) nos podia levar para a outra margem e se seria viavel para seguir caminho ate Natal. Disseram-nos que sim, nao havia problema!


Apanhamos a balsa e pudemos passar 'a frente da malta que estava na fila, porque a maioria eram carros e a nossa "motoreta" cabia em qualquer lado!


Na outra margem perguntamos quanto tempo teriamos ate chegar a alcatrao porque a balsa levava-nos a desembarcar num banco de areia... O sr. vendedor do lado de la disse-nos que teriamos de andar 4km na areia antes de chegar 'a estrada! Quando ouvi isso pensei ate em voltar para tras porque a areia estava toda revolvida e era impossivel andar de mota naquelas condicoes! E tudo isto porque andavam la uns jeeps armados em "Dakar" que esgravataram a areia deixando-a naquelas condicoes...


Bem, o meu E. incentivou-me a seguir em frente! E la fomos, a maior parte do caminho a pe, e por habilidade, algum de mota mas, logo ela comecava a patinar na areia molhada... pior do que esta:

Caixinhas de Coco

Pois 'e! Ando muito na onda dos queques! Mas estes tambem me chamaram a atencao e tive de experimenta-los! A receita e' super facil de fazer! Os meus agradecimentos vao para a cozinheira Lola que partilhou a receita. So precisam destes ingredientes:

Nao gosto de queques do supermercado e nao sou muito fa de coco mas estes sao muito bons!
E aqui esta o resultado final:
Hummm... =p

Queques de Laranja



A receita destes queques foi tirada daqui. Ficaram muito bons!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Cabo Verde

Um destino a nao perder...

Composto por 6 ilhas a norte: Santo Antao, Sao Vicente, Santa Luzia, Sao Nicolau, Sal e Boa Vista; 4 ilhas a sul: Maio, Santiago, Fogo e Brava.
Cheesecake


Este cheesecake 'e delicioso! Um muito obrigada 'a Kini por ter partilhado esta e tantas outras boas receitas!
Ja o fizemos e foi uma grande aventura, mas no fim saiu um bom pedaco! Quando o fizerem nao se esquecam de deixar a base da forma inglesa bem colocada, porque se a retirarem e usarem so o prato como base, quando verterem o preparado de natas e claras este vai escorrer para fora...
Da proxima vez que o fizer coloco a minha foto do cheesecake... =)

Arte de Catalina Estrada


A minha Casa Na Arvore... sobre um pouco de tudo e de nada...
*Lugares
*Cozinha
*Pensamentos
*Diarios