segunda-feira, 28 de abril de 2008

Duque da Vitoria (por D. Joao VI - 1812) ou Duque de Wellington



Este obelisco foi erigido no Phoenix Park em Dublin como homenagem ao primeiro Duque de Wellington pela sua vitoria frente a Napoleao Bonaparte na batalha de Waterloo. O mais interessante 'e que este monumento se encontra em Dublin, na Irlanda, porque o duque de Wellington era irlandes.
Alem disso, comandou batalhas na peninsula Iberica sendo conhecido em Portugal por nomes como Duque da Vitoria, Conde de Vimeiro e Marques de Torres Vedras.

De facto, o verdadeiro nome do primeiro duque de Wellington era Arthur Wellesley (1769-1852).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

"O Misterio da Estrada de Sintra" de Eca de Queiroz


Eca de Queiroz, como ja o disse, para mim um dos maiores escritores portugueses de sempre. Ao ler o supracitado livro encontrei um dialogo entre duas personagens que mostra o conhecimento e a qualidade excepcionais da escrita de Eca (e Ramalho).


Neste excerto duas personagens sao mencionadas: o capitao ingles Rytmel e o frances Perny. Discute-se a conquista da India pelos ingleses e as suas consequencias... mas o que 'e fascinante 'e a forma critica do discurso de Perny que ainda hoje 'e valida apesar de ter sido escrita ha mais de um seculo!...


Excerto de "O Misterio da Estrada de Sinta" de 1870 por Eca de Queiros em conjunto com Ramalho Ortigao.


"Um dia fallava-se da India. Rytmel dizia a transformação fecunda que aInglaterra lhe tinha feito. Uma grande risada interrompeu-o. Era Perny.
--Ri-se? disse Rytmel, levemente pallido.
--Rio-me? Estalo de riso, tenho apoplexias de riso. Que _transformaçãofecunda_ fez a Inglaterra á India? A transformação da poesia, daimaginação, do sol, n'uma coisa chata, trivial e cheia de carvão. Euestive na India, meus senhores. Sabem o que fizeram os transformadoresinglezes? A traducção da India, poema mysterioso, na prosa mercantil do_Morning Post_. Na sombra dos pagodes põem fardos de pimenta; tratam agrande raça india, mãe do ideal, como cães irlandezes; fazem navegar nodivino Ganges paquetes a tres _schellings_ por cabeça; fazem beber ás_bayaderas_, _pale ale_, e ensinam-lhes o jogo do _criket_; abrem_squares_ a gaz na floresta sagrada; e, sobre tudo isto, meus senhores,desthronam antigos reis, mysteriosos, e quasi de marfim, e substituem-n'ospor sujeitos de suissas, crivados de dividas, rubros de _porter_, quequando não vão ser forçados em _Botany-Bay_, vão ser governadores daIndia! E quem faz tudo isto? Uma ilha feita metade de gelo e metade derosbeef, habitada por piratas de collarinhos altos, odres de cerveja!"
Digam la que isto nao 'e arte, hein?!...

terça-feira, 15 de abril de 2008

County Dublin, Irlanda

No fim de semana passado a Casa Na Arvore esteve em Dublin na Irlanda... digamos do sul.

Visitamos o distrito de Dublin. Na parte norte viajamos ate a aldeia de Howth, no centro como nao podia deixar de ser visitamos a cidade de Dublin e a sul percorremos as montanhas de Dun Laoghaire. De referir que neste ultimo havia de facto pequenas baias onde mergulhadores ensinavam esta arte. Pequeninas praias de areia amarelinha pudemos pisar que concerteza fazem a delicia de quem la mora. Em certos lugares as casas quase que tinham sido construidas em cima do mar! O efeito de estufa vai-se fazendo sentir a cada dia que passa para os habitantes.
Tal como no Reino Unido, aqui conduz-se 'a esquerda, mas ja nao se usam milhas mas sim quilometros nos sinais de transito. E tal como na "Europa" aqui tambem se usa o Euro.

'E um lugar verde que nos lembra Portugal nao so pelas suas paisagens, mas tambem pelas suas gentes: de pele, cabelo e olhos mais escuros. Por outro lado, quando olhamos para todos os pubs que aqui se "enraizaram" nao ha duvida que os ingleses tomaram conta desta ilha. E digo enraizar porque de facto, todos eles teem um aspecto de velha guarda que se acomodou ali desde 1700.

Norte de Dublin - montanhas na aldeia de Howth

Cidade de Dublin - Monumento de grande controversia. Suposto ser erigido pela comemoracao do milenio, mas apenas em 2003 foi implantado na cidade.
Dun Laoghaire - parte sul do distrito de Dublin.

terça-feira, 8 de abril de 2008

O Porto

Simplesmente sublime a cidade do Porto!

Falo-vos do Porto, porque o meu E. vai estar la nos proximos dias e como gosto tanto de ambos resolvi escrever.

Cidade linda, com pessoas acolhedoras e amigaveis! Os edificos antigos fazem-me lembrar Paris. Aqui a modernidade e o antigo/tradicional estao de maos dadas.

Cidade que viu nascer um dos maiores musicos lusos Rui Veloso; o meu escritor de prosa favorito Eça de Queiros e o interessante filosofo Agostinho da Silva.

domingo, 6 de abril de 2008

Pao Caseiro


Este fim de semana decidi usar a farinha que tinha comprado propria para fazer pao e coloquei maos 'a obra. Aqui ficam os ingredientes:

- 1 kg de farinha

- 6g de fermento de padeiro

- uma pitada de sal

Primeiro prepara-se o fermento com um pouco de agua morna e farinha desfazendo-os ate se dissolver totalmente na agua. Coloca-se a farinha num alguidar e aos poucos verte-se a agua amassando sempre de modo que nao fique nem seco nem aguado.
Depois de bem amassado deixa-se a repousar por cerca de 2h.

Por fim molda-se de acordo com o formato de pao que queremos obter e leva-se ao forno em forma polvilhada com farinha.