sábado, 8 de dezembro de 2012

National Palace Museum, Taipei - Parte II

Como referi no artigo anterior a senhora Tang é feita de barro. A ceramica já existia em 200 DC e o barro usado na ceramica é em chines "galing" que, a 1200 graus cristaliza e endurece. Podemos ver vários vasos em forma de casulo que continham areia e eram mantidos na horizontal. Pensa-se que a areia dentro do casulo servia para alertar contra a chegada iminente de visitantes indesejados montados em cavalos.



A parte mais fascinante e o símbolo de distincao da loica chinesa é o chamado "ru": 23 pecas produzidas durante o período do primeiro imperador - dinastia Song. Estas pecas sao lindíssimas e únicas pela sua coloracao. 


Trata-se de um azul celeste após a chuva. Era essa a cor desejada pelo imperador, e conseguiu-a com um bónus: o glacé. Para conseguir essa cor glaceada os artesaos habilidosamente fizeram pequenos pontinhos na loica do tamanho de sementes de sésamo. Nao é possível copiar, por mais que se queira. Seria necessário ter a temperatura certa, o tempo, oxigénio, o barro que tem diferente conteúdo mineral. 
A célebre flor de Lótus era usada para aquecer vinho. A cor é sempre monocromática



Outra peca também muito apreciada e curiosa é a de um bébé bem gordinho deitado a dormir. O seu uso comecou por ser nada mais nada menos que a almofada do imperador! E claro quanto a segundos sentidos existem vários, o primeiro é que acreditava-se que quem dormisse numa almofada assim teria boas hipóteses de produzir um filho varao. Em segundo lugar, a razao pela qual o imperador mandou fazer tal objeto para servir de almofada é porque, sendo pessoa tao importante para o seu povo nao poderia ter obviamente um sono descansado e teria que estar sempre alerta. A partir daqui virou moda e todos queriam ter a sua própria rija almofada-menino - dinastia Sung.



Agora, passando a uma outra parte da exposicao onde podemos encontrar vasos vermelhos com uma cor muito difícil de reproduzir. A escrita neles revela que teem um carácter religioso. A partir daqui temos o cunho dos objetos religiosos: a cor encarnada. Muitas cópias foram realizadas e vemos também a presenca de outros objetos que vem de fora como uma lamparina a óleo com um traco típico árabe. Havia já concerteza nesta altura trocas entre culturas.

A pequenissima taca pintada com uma galinha tem o valor médio de 3 milhoes de dólares.



Um vaso com um enorme dragao de tres dedos envolvendo toda a peca em tons azuis revela que esta deve ter sido feita por alguém numa posicao inferior. Isto porque, os dragaos sao normalmente depictados com 5 dedos e nao 3.



As flores de Lótus "lu-hu" usados nos vasos revelam também que proveem de usos referentes ao budismo. Também na ceramica envernizada encontramos os 3 aspectos: pintura, selo e caligrafia.

Era do bronze:
Um enorme caldeirao usado para cozinhar: é em tripé, com motivos geométricos. Os caracteres inscritos dentro do enorme caldeirao contam uma história, pensa-se que o duque Mao tenha ajudado o novo imperador a governar. Os caracteres aqui sao antigos - dinastia Zhou. 

 
All images on this article are copyright of National Palace Museum, Taiwan.

(continua...)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Paradoxos de Taiwan

1: Estacione o seu Range numa garagem (ou algo que se assemelhe a uma tenda de circo) bem arejada.


Algures em Maokong, Taipei.